Vive-se uma época em rápido processo de transformação. Os profissionais da área de mídia exercem grande influência sobre leitores, telespectadores, ouvintes e internautas, isto é, sobre a maior parte da população, sendo responsáveis pela escolha e/ou divulgação de notícias e aprofundamento sobre acontecimentos nas mais diferentes áreas. Devido à importante função social desses formadores de opinião, o conhecimento da psicanálise pode contribuir para a compreensão do humano em todas as suas manifestações, sejam singulares ou coletivas.
A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo oferece um curso voltado para os profissionais da mídia que visa a oferecer, àqueles que trabalham com a opinião pública, uma compreensão básica dos conceitos da psicanálise para que possam utilizá-los como recursos na abordagem dos fatos, situações e questões que se referem tanto à aspectos da vida dos indivíduos como no campo social.
Conteúdo do curso
Nascimento da Psicanálise; Noções do desenvolvimento do pensamento psicanalítico desde Freud; Noções de outras teorias e técnicas psicológicas em suas diferenças e aproximações com a psicanálise; Diferença entre psiquiatria, psicologia e psicanálise; Conseqüências das teorias na cultura contemporânea
Duração do curso:
4 de abril a 6 de junho de 2008, às sextas-feiras, das15h30h às 17h – doze horas distribuídas em oito aulas de uma hora e meia de duração cada uma.
Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.450 – 1º e 9º andar – Vila Olímpia – São Paulo – SP – 04548 005
Informações e inscrições
Valor do curso: R$ 240,00 (em até 2 vezes). Fabiana, tel. (11) 2125-3777, inscrição@sbpsp.org.br ou preencher ficha online aqui
Professores: Suely Gevertz (coordenadora), Regina Maria Rahmi e Rosi Sales.
******
Psicanalista, coordenadora da Comissão de Mídia da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo