Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

ONGs enfrentam ameaças na Colômbia

O grupo Medios Para la Paz e outras 28 organizações de direitos humanos receberam e-mails com ameaças, em 15/9, de um pequeno grupo que se auto-intitula Corporación Democrática Colombia Libre. Segundo as mensagens, as organizações passariam a ser consideradas ‘alvos militares’ a partir de 22/9 por causa das informações que divulgam.


Esta foi a terceira vez em quatro meses em que o Medios para la Paz foi alvo deste tipo de ameaça. Junto com outras 19 ONGs, o grupo havia sido acusado pela organização Autodefensas Colombia Libre Mesa Nacional Unificada, em junho, de ser ‘um revolucionário disfarçado’. Também recebeu uma mensagem ameaçadora em agosto assinada pela Frente Democrático Colombia Libre.


Jornalista absolvido no Peru


Tribunal criminal de Lima, no Peru, absolveu o apresentador de TV Mauricio Aguirre da acusação de ‘divulgar segredos de interesse nacional em detrimento do Estado’ por transmitir uma filmagem do então presidente Alberto Fujimori em uma reunião com alguns de seus ministros.


Aguirre enfrentava a possibilidade de receber sentença de oito anos de prisão e multa de 190 mil dólares. Ele levou o vídeo ao ar no programa Cuarto Poder, com a permissão de Fujimori, em setembro de 2003. Filmado pelo filho do presidente em 1998, o vídeo foi originalmente usado em sua campanha por reeleição em 2000. Informações dos Repórteres Sem Fronteiras [3/10/06].