A criação de um canal de TV público de âmbito nacional pode ser a chave para a criação de um sistema público de comunicação? Como fazer isso possível? Quais experiências podem servir de exemplo nesta empreitada? Estas são algumas perguntas que devem pautar o seminário ‘A TV Brasil e os Desafios para a Constituição de um Sistema Público de Comunicação’, marcado para o dia 7 de março, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes da USP.
A partir das 9h30, a presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Tereza Cruvinel, e Jorge da Cunha Lima, presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, participam da primeira mesa de debates, que discute ‘Os rumos da nova TV pública brasileira’. Também apresentam suas contribuições o economista Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente do Conselho Curador da EBC, e João Brant, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Na parte da tarde, serão discutidos ‘Os desafios para a construção de um Sistema Público de Comunicação’. Apresentam suas reflexões sobre o tema o diretor-executivo da EBC, Orlando Senna; o professor da ECA-USP, Laurindo Leal Filho; Wilma Madeira, membro do Grupo de Trabalho em Comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP.
O seminário será marcado também pela apresentação de pesquisa realizada pelo Intervozes sobre os sistemas públicos de comunicação em 12 países. O estudo é parte do projeto Centro de Referência do Direito à Comunicação, realizado pela organização.
Programação
9h30 – Os rumos da TV Pública – Tereza Cruvinel, presidente da Empresa Brasil de Comunicação; Jorge da Cunha Lima, presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação; João Brant, Coordenador do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; mediação: Luiz Fernando Santoro, ECA/USP
14h30 – Apresentação de pesquisa sobre sistemas públicos em 12 países
15h – Os desafios para a construção de um Sistema Público de Comunicação – Orlando Senna, Diretor-executivo da Empresa Brasil de Comunicação; Laurindo Leal Filho, Escola de Comunicações e Artes/USP; Wilma Madeira, GT de Comunicação da Abrasco (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva); Eugênio Bucci, Instituto de Estudos Avançados/USP e Membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; mediação: Bia Barbosa, Coordenadora do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Informações
Telefone (11) 3877-0824 ou pelo site www.direitoacomunicacao.org.br