Na conservadora Índia, mulheres com camisetas sem mangas não são bem vistas e casais que se beijam na rua podem ser presos e multados. Nas ruas de Nova Déli, há cartazes advertindo turistas de que os homens indianos nunca tocam em uma mulher em público, a não ser que ela seja mais velha ou esteja doente, e de que, no país, fumar e beber são símbolos de enfraquecimento moral. Ainda assim, está marcado para esta semana o lançamento da edição indiana da revista masculina Maxim.
A revista será a primeira grande publicação a mostrar fotos de mulheres nuas ou semi-nuas na Índia. Além disso, apresentará ao público local a chegada da ‘nova mulher indiana’, noticia artigo de Amrit Dhillon [The Guardian, 29/12/05]. Não haverá nu frontal, mas a postura das fotografadas será mais ousada do que se espera de uma indiana.
A revista aposta em uma nova cultura consumista que vem crescendo no conservador país nos últimos anos. Como resultado de um aumento da renda e da exposição a costumes ocidentais, muitos indianos têm adotado aspectos do estilo de vida ocidental. Estes novos valores e hábitos são particularmente populares entre os jovens urbanos.
A primeira edição de Maxim traz na capa a estrela de Bollywood Pryianka Chopra. O editor da revista, Sunil Mehra, conta que recebe diariamente ligações de mulheres desesperadas para aparecer em sessões de fotos. ‘Eu tenho ex-Miss Índia, estudantes e até filhas de ministros me implorando para fotografá-las. Os pais não ligam. Eles estimulam’, afirma. Mehra acredita que os homens indianos estão preparados para a Maxim. ‘Nós temos um novo homem urbano, rico, viajado, com uma sensibilidade madura, que quer saber sobre vinhos, aparelhos eletrônicos, tendências culturais e também apreciar mulheres bonitas’, completa.
Perguntado se não se preocupa com a reação de grupos nacionalistas que atacam até a comemoração do dia dos namorados, Mehra abre sua gaveta e retira uma cópia da revista feminina Cosmopolitan. Na capa, uma modelo com um pequeno biquíni. ‘Se eles estão OK com isso nas bancas, não vejo como teriam objeções a Maxim‘, responde.