Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Primeira-dama online em campanha do marido

George Bush lançou uma novidade em sua campanha para reeleição à presidência da República. Desde 12/5, é veiculado em sítios de jornais na internet um comercial de vídeo com o tema educação. O anúncio é estrelado pela primeira-dama, Laura Bush. De acordo com organizadores da campanha, esta é a primeira vez que um candidato à presidência lança mão deste recurso. Segundo Sharon Castillo, porta voz da campanha de Bush, jornais e seus sítios na internet ‘são um importante veículo para comunicarmos nossa mensagem’.

O anúncio tem duração de dois minutos e meio e inclui uma edição para a internet do novo comercial de Bush para a TV, intitulado ‘A Chave para o Sucesso’. Na propaganda online, a primeira dama diz: ‘Educação é minha paixão. É também a paixão do presidente. Deixe-me explicar por quê’.

O comercial de Bush é veiculado em mais de 50 sítios da internet, entre eles os dos jornais Miami Herald, Tampa Tribune, Florida Times-Union, Des Moines Register, Detroit Free Press, Detroit News, Star Tribune of Minneapolis, St. Louis PostDispatch, Las Vegas ReviewJournal, Akron Beacon Journal, Columbus Dispatch, Dayton Daily News, Plain Dealer of Cleveland, Oregonian of Portland, Philadelphia Inquirer, Pittsburgh PostGazette, Seattle Times e Milwaukee Journal Sentinel.

O anúncio é voltado para as mulheres; por isso, além dos jornais convencionais, também foi colocado nos sítios de publicações femininas, como Ladies Home Journal, In Style e Better Homes & Gardens.

Propaganda lucrativa

No começo do ano, a campanha do candidato democrata John Kerry testou propaganda online no sítio do New York Times. Em apenas seis horas, os organizadores afirmam ter coletado doações que ultrapassavam em cinco vezes os custos do anúncio. De janeiro a abril, a propaganda de Kerry – que não possui vídeo – foi vista pelo menos 60 milhões de vezes em diversos sítios, de acordo com informações da Nielsen NetRatings, que monitora anúncios na internet. Informações de Charles Geraci [Editor & Publisher, 24/5/04].