Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Projeto de baixo custo compete com blogueiros

O sítio Politico.com, lançado nos EUA há poucas semanas, conseguiu atrair 280 mil visitantes únicos e registrar um milhão de page views apenas em seu primeiro dia no ar. Para Peter Lauria, do New York Post, o sucesso inicial, entretanto, não significa muita coisa. ‘Agora é que vem a parte difícil’, sentencia [12/2/07].


A página faz parte de um projeto para se discutir, como o nome deixa claro, assuntos políticos. Nomes de peso do jornalismo americano foram chamados para contribuir com artigos e análises – tendo em vista a proximidade das eleições presidenciais de 2008. Junto ao sítio, atualizado diariamente, foi lançado também um jornal homônimo, publicado três vezes por semana.


Veio tarde


Mas contra o projeto, como argumenta Lauria, está o fato de Politico ter entrado ‘tarde’ em uma plataforma já bem servida pela cobertura feita por blogs já respeitados, como DrudgeReport, TheHuffingtonPost e Wonkette. O jornalista afirma que, quando deixar de ser novidade, conseguir conquistar leitores será uma tarefa complicada para o sítio. Para se ter uma idéia do poder dos blogs, em dezembro o DrudgeReport atraiu 2,7 milhões de visitantes únicos e 181,5 milhões de page views.


Robert Allbritton, presidente da Allbritton Communications, responsável pelo Politico, afirma que se trata de um negócio de baixo risco, fácil de ser mantido e que pode gerar boas surpresas. A empresa financia o projeto, estimado em menos de US$ 10 milhões para os próximos cinco anos – valor considerado pequeno. Por causa do baixo custo, Allbritton acredita que o sítio possa se tornar lucrativo em seu segundo ou terceiro ano.