O Reino Unido dará início na próxima segunda-feira (21/11) a uma campanha de
marketing com o objetivo de divulgar a mudança da televisão local do padrão
analógico para o digital. A região a receber os primeiros anúncios será a
fronteira entre a Inglaterra e a Escócia – primeiro local no qual o sinal da TV
analógica será desligado e que deverá ter a mudança concluída em 2008, noticia
Jason Deans [The Guardian, 18/11/05]. As peças publicitárias irão
incentivar o público britânico a já adquirir televisores digitais ou conversores
no período de compras de Natal.
O Digital UK, grupo sem fins lucrativos responsável pela coordenação da
mudança, continuará a campanha pelo resto do país no ano que vem, na medida em
que a data de desligamento do sinal analógico for se aproximando em cada região.
O processo de digitalização deverá estar completo em 2012.
‘Esta é a primeira fase de uma campanha de sete anos para informar e educar
as pessoas sobre a mudança para o padrão digital de televisão. Também estamos
trabalhando com comerciantes locais e organizações relevantes para assegurar que
as lojas estejam prontas e capazes de lidar com as dúvidas dos clientes’,
afirmou o executivo-chefe do Digital UK, Ford Ennals. ‘De acordo com nossa
pesquisa, cerca de 2/3 das pessoas já ouviram falar da mudança de padrão, mas
nós vamos enfatizar que este é o começo de um processo longo e gradual’,
acrescentou. A campanha incentiva os britânicos a procurarem mais informações no
sítio do Digital
UK.
A divulgação da TV digital, que também inclui anúncios na TV, rádio e mídias
impressas, custará cerca de US$ 340 milhões, informa Chris Tryhorn [The
Guardian, 8/11/05]. ‘Há um grande trabalho de marketing e de comunicação a
ser feito’, afirmou Ennals.