Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Relatos de guerra

‘A mídia local em sociedades em transição é um importante agente de mudança, um princípio essencial em democracias emergentes. Mas jornalistas freqüentemente se deparam com graves obstáculos que os impedem de cumprir sua função no processo de democratização e solução de conflitos. Eles podem sofrer repressão direta ou sérios riscos pessoais, ou podem não ter habilidades básicas, experiência e estrutura para poder trabalhar de forma efetiva.’.

O diagnóstico é do Institute for War & Peace Reporting (IWPR), uma fundação independente sediada em Londres dirigida por jornalistas e pesquisadores. Sua proposta é providenciar treino profissional, assistência financeira e suporte para veículos alternativos, ativistas de direitos humanos ‘e outras vozes democráticas’ em regiões de conflito.

Fundado em 1991, o IWPR desenvolve atividades principalmente nos Bálcãs, Ásia Central e Cáucaso e mantém um ótimo sítio de internet. As principais seções são semanais: Tribunal Update apresenta resumos dos eventos e da situação de julgamentos de crimes de guerra no Tribunal de Haia; Caucasus Reporting Service cobre Chechênia, Georgia, Armênia e Azerbaijão; o boletim Reporting Central Asia traz análises e relatórios especialmente sobre Casaquistão e Quirguistão; na seção dedicada aos Bálcãs, há reportagens investigativas mensais feitas por colaboradores de mídia local – a matéria de fevereiro, escrita por uma free-lance de Sarajevo, conta a dificuldade de montar e manter uma emissora pública de TV na Bósnia.

O sítio também reúne links para outras organizações e oferece uma newsletter. Em inglês e russo.