Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Secretário da RSF barrado na Tunísia

O secretário-geral da organização Repórteres Sem Fronteiras, Robert Ménard, foi proibido de participar da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunísia. Mais precisamente, Ménard foi proibido por policiais de sair do avião no aeroporto de Túnis, na quinta-feira (17/11).


Ao tentar deixar a aeronave, o secretário-geral foi avisado por um policial de que não poderia fazê-lo porque não tinha a credencial de imprensa para a Cúpula. Ao tentar explicar que tinha a permissão concedida pela ONU, Ménard não recebeu maiores explicações. Um outro policial filmava o incidente sem a permissão da equipe do avião.


O diretor-executivo da Cúpula, Charles Geiger, havia afirmado no dia anterior que Ménard não era bem vindo no evento, mesmo tendo recebido permissão. Geiger citou como motivo uma reclamação sobre o secretário-geral feita pelas autoridades tunisinas, mas afirmou posteriormente não ter confirmação da existência da reclamação.


O encontro de dois dias, que propõe o debate entre países por uma internet mais justa, tem sido desestimulante para jornalistas. Há relatos de agressões e intimidação de profissionais de imprensa nos dias anteriores ao início da Cúpula. A Tunísia é um dos países que mais restringem a liberdade de expressão. Informações dos Repórteres Sem Fronteiras [17/11/05].