Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Sempre observadores

Jaime G. Filho e Sol Moras são os editores da página sobre imprensa do sítio falaê!. Abordam um assunto sério de forma descontraída – para estudantes, jovens jornalistas ou interessados no assunto.

‘Quem é a mola mestra no processo de formação das opiniões?

A imprensa? E o que é a imprensa? Quem é a imprensa?

Quem tem formado a SUA opinião?

A revista Veja? O Jornal Nacional? A Folha? O Zero Hora?

Há quantos anos a sua opinião vem sendo formada pelos mesmo veículos?’, pergunta o sítio, provocador.

E em linguagem simples e firme, explica a proposta da página: ‘Bem, nada de errado em se ter uma meia dúzia de formadores de opinião trabalhando na mente das gentes. Mas também não há nada de errado em encarar a imprensa com um certo ceticismo.

O exercício do ceticismo é a proposta do falaê! imprensa. Afinal, ninguém é totalmente isento. Nem nós. Ou você ainda acredita em coelhinho da páscoa?’

Além de artigos assinados pelos editores, Josué B. Lôbo mantém uma coluna intitulada ‘A notícia comentada’. Em seu último texto, Josué comentou o caso Boechat a partir da participação do ex-global no Observatório da Imprensa na TV.

À página principal, o internauta pode ler pílulas sobre mídia escritas por Sol. O veículo – novo e, portanto, ainda magro – será, se continuar crescendo, de grande utilidade para a conscientização de jovens do papel da mídia e dos jornalistas na sociedade. Auxiliará também para a desmistificação de que na imprensa está a verdade e que se trata de uma fonte de informações totalmente confiável.