Informações sobre as mais recentes iniciativas desenvolvidas em inclusão digital pelos órgãos governamentais estão reunidas em um novo serviço na internet.
O Portal de Inclusão Digital, lançado pelo governo federal em 6/6, traz notícias, documentos, dados sobre programas espalhados pelo país. Também estão disponíveis serviços de governo eletrônico focados para usuários de telecentros.
A iniciativa é do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Comitê Executivo de Governo Eletrônico. O site é gerenciado pelo Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).
Segundo o secretário-adjunto da SLTI e coordenador do Comitê de Inclusão Digital, Rodrigo Assumpção, a idéia é suprir a grande demanda de diferentes setores da sociedade e do governo para a disponibilização de informações e documentos na área.
‘O portal sistematiza tais informações, permite a troca de experiências, o estudo e a comparação das iniciativas em andamento e, de posse desses dados, a tomada de decisões por parte dos agentes públicos e da sociedade’, disse.
Segundo os responsáveis pelo novo serviço, em uma segunda etapa serão integrados os dados do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid), que está realizando o cadastro de telecentros, centros de inclusão digital, infocentros ou outros espaços coletivos sem fins comerciais de uso de tecnologia digitais conectados à internet.
As entidades podem se cadastrar por meio do endereço onid@planejamento.gov.br ou fazendo diretamente o download do formulário de cadastro por meio do próprio portal.