Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Um presente de grego

Mais um engodo, outra mentira deslavada para a população. Esse negócio de ‘telefone social’ é simplesmente uma enganação. E o pior é que a imprensa, que deveria esclarecer os leitores, não faz nada, apenas repassa a notícia oficial.

Para quem lê e procura entender a notícia, o que o Ministério das Comunicações oferece é o seguinte: hoje, a assinatura mensal de um telefone fixo é de 39 reais, 100 minutos de franquia para ligações e R$ 0,11 para cada minuto que exceder. A ‘tarifa social’ propõe assinatura de 19,90 reais, 60 minutos de franquia e 31 centavos por minuto excedido. E mais: do ‘telefone social’ não poderão ser feitas ligações interurbanas.

Agora, vamos fazer os cálculos e descobrir onde estão as ‘vantagens’: para não pagar pulsos sobre excessos, no ‘telefone social’ o usuário somente pode gastar dois minutos de ligação por dia. Será que alguém consegue conversar apenas dois minutos? E passando esses poucos minutos, o valor que se paga pelo excesso é três vezes maior que o do telefone comum.

Conclusão: com certeza, quem aceitar esse ‘telefone social’ vai pagar no fim do mês o mesmo que o usuário da linha convencional, já que os ‘descontos’ na assinatura vão desaparecer na cobrança dos pulsos em excesso.

Mais uma vez estão fazendo o povo de bobo.

******

Estudante de Jornalismo da Estácio de Sá-BH (www.reagecidadao.blog-se.com.br)