Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

NYT carrega os louros da cobertura

O canal MSNBC “chamou” a maior parte das vitórias de Obama, na madrugada. Fazia as contas e projetava ter vencido este ou aquele Estado, até atingir a reeleição.

A Fox News vinha logo atrás, com minutos de diferença. Até que “chamou” Ohio e, ato contínuo, nas palavras do âncora: “Em essência, é a Presidência”.

Foi então que o “mago” Karl Rove, marqueteiro republicano, que levantou US$ 300 milhões nesta eleição, entrou em cena para frear a ousadia informativa.

Rove é comentarista na Fox News, ligada aos republicanos. A projeção para Ohio, feita pela equipe do canal, era “prematura” e estava “se intrometendo no processo”, questionou ele, no ar.

Constrangidos, os âncoras cederam e um deles, a loira Megyn Kelly, caminhou até a equipe de estatísticos, para colocá-los na parede.

(Depois, um editor anônimo da Fox News diria que, em se tratando da emissora, foi também uma chance de mostrar as pernas de Kelly.)

A equipe se defendeu, a reeleição foi mantida na barra de informações, mas o canal saiu derrotado. “Embaraçosa”, a situação ecoou a própria derrota eleitoral.

De Rachel Maddow, estrela da concorrente MSNBC, ao site do New York Times, a recriminação à Fox News entrou pela madrugada.

50 em 50

No extremo oposto, o NYT demorou para “chamar” a vitória de Obama. Só foi anunciar a projeção uma hora após os canais terem anunciado o resultado.

Como ironizou post no site paidContent, o motivo foi que o jornal e seu “mago” das projeções haviam “chamado” a vitória meses antes.

Nate Silver, blogueiro de projeções do NYT, foi o outro vencedor da noite, como anotaram tanto Maddow, da MSNBC, quanto Bret Baier, âncora da Fox News.

Ele adiantou o resultado de 50 dos 50 Estados, superando seu desempenho de quatro anos atrás, quando era independente e acertou 49 dos 50, errando só Indiana.

Ainda na madrugada, entrevistado em vídeo do NYT e elogiado pela “performance perfeita”, reagiu cansado e arisco: “Eu continuo com meus dedos cruzados”.

No Twitter, Silver se permitiu retuitar a avaliação do blog de estatísticas políticas The Monkey Cage, de que foi “a eleição moneyball”.

Moneyball é o livro de Michael Lewis, tornado filme no ano passado, que retrata como o time de beisebol Oakland Athletics recorreu a estatísticas para reagir.

“Este é provavelmente um bom momento para linkar meu livro”, acrescentou Silver, também no Twitter, sobre o recém-lançado The Signal and the Noise –cujas vendas saltaram 850% na Amazon, anteontem.

Seu livro, que analisa previsões em várias áreas, abre nova frente controversa para ele: num dos últimos capítulos, Silver refaz as contas e proclama que, sim, vem aí o aquecimento global.

***

[Nelson de Sá, da Folha de S.Paulo]