Saturday, 02 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

A causa e o efeito

Certo está que a faculdade de Jornalismo vive desconectada da realidade, mas lá se diz que boa reportagem surge da insistência, da percepção, da relação de confiança com as fontes e até da sorte. Mas devo reaprender a minha profissão. Os maiores jornalistas do país deram o Prêmio Esso a uma reportagem agendada por uma fonte ressentida com a concorrência. Ao reproduzir bovinamente o que Roberto Jefferson disse sobre o mensalão, a Folha de S.Paulo transferiu a terceiros uma responsabilidade que seria dela: a de provar as denúncias que fez veicular.

Depois de alçado à ribalta, onde desfrutou honrarias de justiceiro, Jefferson falou repetidas vezes sobre as razões de ter escolhido a Folha de S.Paulo para plantar a denúncia do mensalão. Não escondeu a mágoa pelo tratamento dispensado pelo Estado de S.Paulo sobre o episódio da corrupção – esse sim, acredite, comprovado pela Veja – nos Correios. Também acusou O Globo de estar a serviço do governo. Então, resolveu destilar o ressentimento pelas páginas da Folha.

Quitanda à venda

Apesar de provinciano, não sou ingênuo a ponto de acreditar em relações desprovidas de interesses no poder. A Folha deixou-se usar e, em troca, pautou o Congresso e a concorrência nos dias que se sucederam à entrevista. Deve ter sido um bálsamo para os vaidosos de plantão na capital. Mas daí a conceder o Prêmio Esso a uma jornalista que se limitou a ligar um gravador no endereço e no horário marcados pela fonte vai um abismo. Será que nenhum dos demais 1.026 trabalhos inscritos exigiu mais suor, mais rigor técnico?

Enquanto os maiores cérebros da imprensa brasileira jogam confetes sobre o jornalismo declaratório, os jornais só perdem leitores. Vejo aí uma relação de causa e efeito que de certa forma me consola. O público percebe quando foi excluído do diálogo e tende a matar os jornais por inanição – a começar pelos grandes.

Ah, e se alguém souber de uma quitanda à venda, me avise. Estou um tanto enojado disso tudo.

******

Editor de Geral do Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SCRBS, com sede em Blumenau