A agência de notícias Associated Press fechou uma parceria com a companhia Attributor Corp., que possui um serviço que monitora e rastreia conteúdo online. O objetivo é intensificar os esforços para a proteção de direitos autorais na internet. A princípio, apenas textos serão pesquisados, mas futuramente a ferramenta incluirá a busca de fotos e vídeos.
Com o acordo, a AP se tornou o principal cliente da Attributor, empresa administrada pelo ex-executivo do Yahoo! Jim Brock. Foram necessários 18 meses para desenvolver o sistema que analisa se determinado conteúdo postado na rede é ou não autorizado. Até agora, a ferramenta conta com mais de 13 bilhões de sítios indexados. Para Srinandan Kasi, conselheiro-geral da AP, o sistema também permite um mapeamento amplo de como o conteúdo da agência está sendo consumido online. Inicialmente, a empresa de rastreamento irá monitorar notícias que são mais populares entre os leitores e as que geram mais tráfego na internet.
Tema relevante
A violação de direitos autorais está se tornando um tema extremamente importante para a AP, na medida em que as pessoas gastam cada vez mais tempo conectadas à rede. A agência, que funciona como uma cooperativa, não tem fins lucrativos – grande parte de seus lucros vem das taxas pagas por seus membros. As condições do mercado, com a migração de leitores e anunciantes para a internet, levaram a AP a congelar suas taxas básicas este ano e manter os mesmos valores para o ano que vem. Informações de Michael Liedtke [AP, 31/5/07].