Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Agência de notícias lança serviço para negociar ações

Notícias sobre as empresas têm grande influência no preço de suas ações. Anúncios sobre lucros (ou a falta deles), mudanças na administração, rumores de fusão, dentre outros, podem fazer com que o preço das ações de uma companhia subam ou caiam drasticamente, afirma Jeremy W. Peters [The New York Times, 11/12/06].

Na semana passada, a Reuters começou a vender um serviço de negócios chamado NewsScope, que permite aos assinantes instalarem um programa automático para negociar ações com base em notícias. O serviço dá aos assinantes a habilidade de vasculhar artigos – antigos e atuais – da Reuters e automaticamente comprar ou vender ações com base nos eventos do mercado.

A busca das notícias é feita em computadores que realizam pesquisa algorítmica – ou seja, compra e venda automáticas de ações baseadas em fórmulas matemáticas complexas com o objetivo de escolher o período favorável para negociar uma ação.

Embora fórmulas algorítmicas fundamentadas em notícias já existam – 1/3 de todas as negociações de ações foram feitas com estas fórmulas no ano passado, nos EUA –, a Reuters alega que seu novo sistema é o mais avançado que existe. ‘Se um evento acontecer em algum lugar do mundo, você será capaz de administrar os riscos dele’, afirma Richard W. Brown, gerente de negócios do NewsScope.

O preço da assinatura do serviço varia de acordo com o modo que os investidores o usam, mas o valor mínimo é de alguns milhares de dólares por mês, informou a Reuters.