Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

AOL compra duas empresas de internet


A AOL fez suas primeiras aquisições após o anúncio da separação da Time Warner, no final do mês passado. Foram adquiridas duas empresas de internet – Patch Media Corp. (http://www.patch.com) e Going Inc. (http://www.going.com) – por menos de US$ 10 milhões cada. Isto ajudará a AOL a alcançar melhor o mercado de sítios locais. A Patch Media oferece conteúdo local e informações gerais a sítios e atualmente atua em cinco cidades. Já a Going, que tem sede em Boston, administra sítios com informações sobre eventos locais em 30 cidades. O executivo-chefe da AOL, Tim Armstrong, é um investidor da Patch, mas ele afirmou que, em vez de ter lucros com o acordo, optou por ter de volta seus investimentos iniciais nas ações da AOL quando estas se tornarem públicas.


Ironicamente, há 10 anos o conteúdo local era o principal negócio da AOL, quando foi lançada a unidade Digital City. Também já faziam parte da carteira de propriedades da AOL o serviço de mapeamento MapQuest, os sítios de eventos CityGuide e When.com, além de sítios de classificados em diversas cidades no mundo. Armstrong, que se tornou executivo-chefe da AOL em abril, disse em email à equipe que mercado local era ‘a melhor escolha para inovação’. ‘O local permanece uma das experiências mais desagregadas hoje na rede – há muita informação, mas não há um modo simples de encontrá-la rápida e facilmente’, afirmou Armstrong.


A AOL foi comprada pela Time Warner em 2001, quando seu negócio central era serviço de internet discada. Desde então, seus clientes mudaram-se para opções de navegação mais rápida e a empresa teve que se reestruturar, focando em anúncios on-line. Informações de Rachel Metz [AP, 11/6/09] e de Kara Swisher [All Things Digital, 11/6/09].