Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Associated Press implementa serviços online

A Associated Press anunciou, na terça-feira (23/5), dois acordos feitos com empresas da área de internet – a Technorati Inc. e a Topix.net. As iniciativas refletem os esforços da agência de notícias, que funciona como uma cooperativa não-lucrativa de propriedade de organizações americanas, para ajudar jornais e emissoras-membros, quando cada vez mais pessoas acessam a rede para obter notícias.


Visibilidade para blogs


A parceria com a Technorati, companhia que monitora blogs, disponibilizará links ao final de cada matéria da AP para blogs que contenham comentários sobre aquele artigo. Sítios que mantêm conteúdo da AP em seus próprios servidores não farão parte deste acordo; sítios que hospedam o conteúdo da AP podem optar por estar incluídas na parceria ou não. Os 440 sítios-membros que são assinantes do AP Hosted News, serviço que usa servidores próprios para disponibilizar conteúdo da agência, apresentarão, além dos links, quadros com as cinco matérias mais citadas em blogs.


Lucros obtidos com anúncios nestas páginas vão ser divididos entre a Technorati e a AP, mas acredita-se que sejam suficientes apenas para cobrir o custo do projeto, afirma Kristie Bouryal, vice-diretora da AP para o setor online. Kristie diz que a AP espera que seus membros ampliem o serviço Technorati para suas próprias matérias, não o restringindo apenas ao material da agência. O Washington Post e a Newsweek, ambos de propriedade da Washington Post Company, têm acordos semelhantes com a Technorati.


Fim da discórdia


Já a parceria com a ferramenta de busca Topix.net ajudará a guiar os leitores na navegação em sítios de jornais. A empresa é controlada por três grandes companhias de jornais americanas – Gannett Co., Knight Ridder Inc. e Tribune Co. Com o acordo, a Topix.net disponibilizará um link para a matéria original que serviu de base para o artigo da AP. A maior parte das matérias da agência é escrita por seus próprios jornalistas. Ainda assim, o acordo é uma tentativa de resolver uma reclamação muito comum entre os jornais quando as matérias da AP são baseadas em seus artigos. A idéia é destacar quem são os verdadeiros criadores do conteúdo e evitar ‘fazer notícias como um produto genérico na rede’, explica Jane Seagrave, vice-presidente de novas mídias da AP.