O New York Times lançou na semana passada um blog sobre Hollywood. Em uma mensagem interna, o subeditor administrativo Jon Landman afirmou que novos blogs serão lançados em breve. Admitindo que o jornal está bastante atrasado neste sentido, ele declarou que ‘nada é mais importante para o futuro das nossas ambições para a internet do que cativar nossos leitores exigentes. Os blogs são um jeito de fazê-lo’. Landman lembrou, porém, que estas páginas podem enlouquecer pessoas que trabalham em jornais. ‘São parciais, os pensamentos fluem, e são descuidados com os fatos’.
Os leitores poderão contribuir com suas opiniões, mas o Times irá fiscalizá-los e permitir, ou não, sua publicação no sítio. ‘Alguns blogueiros irão nos acusar de violação de padrões ‘blogosféricos’ de liberdade e espontaneidade’, prevê o subeditor. ‘Mas assim é a vida na cidade grande’.
Ele ressaltou que o tempo dedicado aos blogs pelos jornalistas responsáveis por eles é um tempo perdido para a produção de matérias para o jornal. ‘Os chefes deles chegaram à conclusão de que é uma troca vantajosa. Eu concordo’, afirmou.
O primeiro blog do Times é tocado pelo jornalista David Carr e traz comentários sobre críticas de filmes e notícias sobre atores, diretores e estúdios, além de uma coluna satírica sobre a ‘cultura das celebridades’. O sítio também terá links para a cobertura de cinema do Times e um vídeo semanal onde Carr entrevista cinéfilos na Times Square. Informações da Editor & Publisher [7/12/05].