Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

BBC criticada por cobertura dos ataques em Londres

O Office of Communications (Ofcom), instituição governamental que regula a mídia britânica, criticou a BBC por ter divulgado imagens fortes de feridos dos ataques à bomba do dia 7/7 em Londres, como informa Dominic Timms [The Guardian, 26/9/05]. As mesmas imagens foram mostradas posteriormente pelos canais ITV e Channel 4, mas a Ofcom determinou que as emissoras teriam usado as imagens ‘em um contexto mais apropriado’.

De acordo com a instituição, 26 pessoas reclamaram das imagens mostradas na BBC1 e no News 24, introduzidas por um apresentador que dizia: ‘Vamos agora dar uma olhada em algumas imagens do [hospital] Royal London’. O Ofcom acusou a BBC de usar as imagens de maneira ‘genérica’, afirmando que o comentário que acompanhava a imagem ‘não refletia a seriedade’ da situação. A BBC desculpou-se por usar imagens de um ferido grave no hospital, alegando que, na pressa para colocar as notícias no ar, o conteúdo da fita não foi completamente checado e editado.

O Ofcom afirmou não ser contra a exibição das imagens de um homem recebendo uma massagem cardíaca assim que foi levado ao hospital, mas acredita que o conteúdo ‘excepcionalmente forte e angustiante’ deveria ter ‘uma justificativa excepcional’. A instituição repreendeu o Channel 4 pelo uso das mesmas imagens no seu noticiário noturno por não ‘refletir completamente a gravidade das imagens divulgadas’, mas afirmou que a emissora não violou nenhum código porque ‘não as usou de forma casual’. Já a ITV não recebeu críticas do Ofcom por ter estabelecido ‘um claro contexto narrativo’ com ‘uma sensível reportagem complementar’.

No começo de setembro, a diretora de notícias da BBC, Helen Boaden, defendeu a cobertura da emissora nos ataques à bomba do dia 7/7 em Londres, afirmando que todas as informações foram checadas.