Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

BBC lança emissora em árabe

A rede pública britânica BBC irá lançar, na próxima semana, seu novo canal de TV em árabe. A BBC Arabic Television, em cabo e por satélite, será inaugurada em 11/3 e, inicialmente, terá transmissão de 12 horas diárias – com o objetivo de aumentar a transmissão para 24 horas por dia até o fim deste ano.


O canal é o primeiro serviço internacional da BBC com financiamento público. Há 11 anos, a rede teve uma experiência mal sucedida no mercado televisivo do Oriente Médio, quando entrou em desacordo editorial com seus financiadores sauditas. Desta vez, a iniciativa – que deve custar 25 milhões de libras – pretende oferecer serviços de TV, rádio e internet à região. Ela só pôde se concretizar, entretanto, graças a uma reestruturação na rede, com a eliminação de mais de 200 empregos em 10 serviços internacionais de rádio, em sua maioria do leste europeu.


Meio dominante


A BBC Arabic Television poderá ser vista por qualquer um que tenha conexão por cabo ou satélite no norte da África, Oriente Médio e no Golfo. Segundo Nigel Chapman, diretor do BBC World Service, a rede precisava ter um veículo televisivo em árabe porque os canais de notícias por satélite mudaram o panorama da região na última década. ‘Não há dúvida de que a televisão é, hoje, o meio dominante para o consumo de notícias’, diz. ‘Sem a presença da BBC em árabe na TV, nós sempre correríamos o risco de perder nosso posto de fonte de notícias para outras emissoras’.


Chapman afirma que o objetivo do canal é atrair, até 2010, 20 milhões de telespectadores por semana e 35 milhões de usuários dos três serviços – rádio, TV e internet. Diferente da BBC no Reino Unido, que é financiada por uma taxa anual paga pelos telespectadores, os veículos do BBC World Service são pagos diretamente pelo governo, ainda que mantenham sua independência editorial. Informações da AFP [3/3/08].