A Comissão Eleitoral Federal (FEC, sigla em inglês) informou esta semana que o DailyKos, sítio americano de tendência liberal, qualificou-se como exceção às regras de financiamento de campanha política. Segundo a FEC, o sítio, mantido pelo blogueiro Markos Moulitsas Zuniga, não poderia ser regulado como um comitê político, o que significa que será permitido a ele divulgar posts de apoio a candidatos. A FEC é um órgão regulador independente encarregado da administração e do cumprimento da lei federal de financiamento de campanhas eleitorais.
O blogueiro conservador John C.A. Bambenek fez uma reclamação no mês passado à FEC, alegando que o DailyKos deveria seguir as leis de financiamento de campanhas políticas, porque servia como ‘plataforma gratuita para divulgação de candidatos’. O órgão, no entanto, não concordou com a acusação e ainda rejeitou outra reclamação, feita pela senadora republicana Mary Bono.
Segundo ela – que venceu a eleição em 2006 –, seu oponente democrata, David Roth, havia coordenado esforços com um blogueiro para prejudicá-la. Para a FEC, o blogueiro em questão, Michael L. Grace, agiu apenas como um voluntário e seus esforços não constituíram um serviço que se sujeitasse às regras de financiamento de campanha. Informações da Associated Press [4/9/07].