Tuesday, 24 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Carta Capital

INTERNET
Ana Luísa Vieira, Felipe Marra Mendonça e Rodrigo Martins

A Notoriedade Digital

‘Enquanto a edição impressa apresenta Os 15 reis do clique, a equipe do site de CartaCapital mostra que a internet tem memória de elefante

Indignação.

O apresentador vociferou toda a frustração com a Seleção

BÊBADO, NÃO. GROGUE

Logo após a vitória da Itália na Copa do Mundo 2006, o apresentador esportivo Fernando Vanucci, da Rede TV!, comandaria, ao vivo, mais uma edição do programa Bola na Rede. Com os olhos quase fechados, Vanucci entrou no ar com dificuldades em articular as palavras, dando a impressão de estar alcoolizado. Foi rapidamente substituído pelas imagens da festa dos torcedores italianos e, em seguida, pelos convidados, os ex-goleiros Zetti e Ronaldo. Augusto Xavier apresentou o restante do programa. Dias depois, Vanucci afirmou ter tido uma briga familiar e, por isso, tomou dois comprimidos do calmante Lorax.

Lusco-fusco.

Mesmo filmadas no escuro, as peripécias de Paris são evidentes

O DIABO NO CORPO DA SRTA. HILTON

‘Paris Hilton’ era, até 2003, entendido como termo referente ao hotel da renomada cadeia americana na capital francesa. Mas Paris Hilton, herdeira da mesma fortuna hoteleira, ficou famosa quando o registro de seu mambo horizontal com o então namorado Rick Salomon caiu na internet. O vídeo chega a ser decepcionante – filmado com recurso de visão noturna, os protagonistas se parecem com profissionais pornô radioativos. Hoje, graças ao seu desempenho, a Srta. Hilton tem seu nome estampado em vidros de perfume e acaba de lançar um disco de música pop. A performance pode ser encontrada em redes de troca de arquivos e sites do ramo, mas os interessados em seus produtos podem acessar sua página.

Biquinho.

Cid Moreira deve ter se divertido nesse Jornal Nacional

CARAS E BOCAS

Em um momento de descontração, o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, fez caras e bocas ao imitar o apresentador (e hoje candidato a deputado federal) Clodovil Hernandez e simular uma entrevista com Cid Moreira. A gravação foi feita em 1983 e descoberta pelo site Kibe Loco. Ao jornal Folha de S.Paulo, Bonner afirmou não saber que a brincadeira tinha sido registrada. ‘Evidentemente, não deveria ter vazado’, disse.

Careless whispers.

Bush não sabia que seu apreço por um jornalista se tornaria público

BUSH, O CANDIDATO BOCUDO

Ainda governador do Texas e candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano nas eleições de 2000, George W. Bush cometeu um deslize – prenúncio de muitos outros – ao não perceber que os microfones estavam ligados e captavam o que sussurrava para seu companheiro de chapa, Dick Cheney. Pouco antes de discursar frente a uma platéia no estado de Illinois, o futuro presidente virou para Cheney e disse: ‘Ali está Adam Clymer, aquele grandessíssimo cuzão do New York Times’, ao que seu interlocutor respondeu com ‘sim, ele é mesmo’. Clymer, depois do acontecido, disse estar ‘decepcionado com a linguagem do governador’. O áudio não é fácil de ser encontrado, mas a revista Salon fez um bom relato do acontecido e suas conseqüências.

Conciliador.

Denardin, depois do estardalhaço da narração, se disse admirador do São Paulo F.C.

BAIRRISMO POUCO É BOBAGEM

A locução de Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, ao defender o time do estado durante as finais da Taça Libertadores da América, ganhou o apoio dos colorados e a ira dos torcedores são-paulinos. A empolgada narração do gol do atacante Rafael Sóbis, do Inter, na vitória de 2 a 1 contra o São Paulo no Morumbi foi recheada de frases como ‘o Inter rasga a camisa do São Paulo e pisa em cima dela.’ ‘O Inter humilha o campeão do mundo, destroçado pelo futebol do Internacional’. À imprensa, Denardin, que é torcedor do Grêmio, disse ter sido mal interpretado e que é admirador do clube paulistano.

A dupla dinâmica.

Acredite, os dois nunca foram tão desbocados

‘BATIMAN’ NA FEIRA DA FRUTA

Uma divertida paródia de Batman e Robin, repleta de palavrões escabrosos e sátiras non sense, circula na internet há alguns anos. Um dos episódios do seriado televisivo ganhou uma nova versão no início da década de 80, por iniciativa de Fernando Pettinati e Antonio Camano, na época jovens estudantes colégio paulistano Dante Alighieri. A dublagem é muito diferente da fala ingênua e politicamente correta dos heróis. Com a popularização da internet, o vídeo amador ganhou uma versão digitalizada, por obra de um aficionado desconhecido. Vale a pena conferir o menino prodígio insultar seu mentor e ser repreendido: ‘Por favor, modere o seu linguajar, você é apenas um menino’. A trilha sonora também é hilária, composta pela música de duplo sentido Feira da Fruta, do Grupo Capote.

Clinton e Lewinsky.

‘Nunca mantive relações sexuais com aquela mulher’

O DESCOBRIMENTO DE MONICA LEWINSKY

‘Newsweek derruba matéria sobre estagiária da Casa Branca: 23 anos, relacionamento sexual com o presidente’. Foi assim que o Drudge Report, site do jornalista Matt Drudge, deu início a um turbilhão político que culminou com uma moção de censura pelo congresso americano contra o então presidente Bill Clinton em 1999 e um relatório governamental com detalhes como o uso de um charuto como instrumento sexual. Outro sub-produto do escândalo foi a curta carreira de Mônica Lewinsky como estrela de comerciais para produtos de emagrecimento e dona de uma grife de bolsas femininas. O Drudge Report ainda guarda em seus arquivos toda a história como uma espécie de medalha.

Orgasmos.

Os depoimentos que viriam depois teriam censura prévia interna

‘SEI ME VIRAR SOZINHA’

Foi ao som de frases como ‘Cada parte de nós tem a forma ideal/ Quando juntas estão, coincidência total/ Do côncavo e convexo/ Assim é nosso amor, no sexo’ da música Côncavo e Convexo, de Roberto Carlos, que uma dona-de-casa de 45 anos teve o primeiro orgasmo de sua vida por meio da masturbação. Hoje, aos 68 anos, essa senhora aposentada escondeu o nome, mas mostrou o rosto e dividiu o segredo com os telespectadores da novela global Páginas da Vida: ‘não preciso de homem, sei me virar sozinha’. Ao final de cada capítulo, a emissora coloca no ar, em meio ao horário nobre, um depoimento real sobre um dos assuntos vividos pelos personagens. O cantor se divertiu quando soube da história:

‘Ri muito, bicho!’, disse ele ao jornal O Globo.

Cheio de amor pra dar.

Até Oprah se espantou com a empolgação de Cruise

ENTUSIASMO EM REDE NACIONAL

A visita de Tom Cruise ao show de Oprah Winfrey tinha como motivo a promoção de filme Missão Impossível 3, mas os espectadores do programa assistiram muito mais do que isso. A declaração de amor feita por Tom Cruise à atriz Katie Holmes, hoje sua mulher, passou levemente dos limites da sanidade. Cruise pulou no sofá do set do programa ao gritar que a amava e que seu amor por ela ‘era muito além de um barato’. Destaque para o agito de seus braços, como se tivesse acabado de marcar um gol num Maracanã lotado. O vídeo do acontecido pode até ter levado à demissão de Cruise dos estúdios Paramount, mas são 15 segundos do mais puro entretenimento bizarro.

Zoom.

Nem os avisos contiveram os hormônios

CÂMERAS INDISCRETAS

Giovanna é o nome de uma tradicional festa à fantasia organizada pelos estudantes da também tradicional Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A edição de 2002, a XV Giovanna, é lembrada até hoje: os casais ignoraram a placa ‘sorria, você está sendo filmado’ colocada na porta de pequenos reservados improvisados com pufe e cercados por madeira compensada. Resultado: mais de 30 imagens explícitas de variações sexuais. No blog www.festagiovanna.blogger.com.br (hoje desativado), uma das estudantes flagradas se defendia: ‘Eu gosto de sexo. Qual o problema disso? Fiz e foi gostoso.’

Em alto e bom som.

A ambição presidencial de Dean assustou o eleitorado americano

O GRITO QUE CUSTOU UMA ELEIÇÃO

Howard Dean, governador do estado de Vermont, era um dos postulantes a candidato democrata à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2004 e parecia não ter dificuldades em conseguir a nomeação do partido. Outros concorrentes como o senador John Kerry e o deputado John Edwards não conseguiam impulsionar suas campanhas e Dean era visto como o único capaz de derrotar o presidente Bush. O governador também fazia uso inovador de instrumentos como a internet para arrecadar fundos e usava seu blog para atingir um eleitorado mais jovem. Tudo ia bem até um discurso no estado de Iowa. Dean deu uma fala emocionada a militantes no Iowa, mas o público que assistia ao evento na TV não ouvia a platéia e achou que o candidato estava urrando. A frase final, ‘e vamos para Washington retomar a Casa Branca! Yeaaaaaaaargggggh!!!’, assustou os telespectadores porque o entusiasmado ‘sim!’ soou como um grito gutural. Era o começo do fim de sua candidatura.

Maia contra os invasores.

O prefeito do Rio teve seu blog atacado por hackers

GUERRA ELETRÔNICA

Com pouco mais de dois meses no ar, o prefeito carioca César Maia (PFL) desistiu da manutenção de seu diário virtual e o transformou num ex-blog, enviando as mensagens para os e-mails cadastrados. Mensagens que apontavam e denunciavam os erros dos adversários. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro: na segunda-feira 24 de julho, Maia teve a página clonada e os internautas receberam uma série de denúncias contra ele próprio. O prefeito declarou, então, uma guerra eletrônica: ‘Se a guerra política é eletrônica, vamos a ela. Este ex-blog continuará contando tudo. Os governos – federal e estadual – e seus candidatos que se cuidem. Vem muito mais por aí.’

Horror.

Esse é o lado triste do potencial da internet

A MULTIPLICAÇÃO DO TERRORISMO

A internet é também um triste amplificador para declarações e vídeos de execuções por parte de organizações terroristas. A imagem ao lado exemplifica o horror desses registros, captada momentos antes da decapitação da vítima. Vídeos como esse se multiplicam aos montes, lado a lado com a desastrosa ocupação americana do Iraque, e provam que nem só de momentos curiosos, inusitados ou engraçados sobrevive a grande rede mundial.

Vida exposta.

O blog de Bruna fez tanto sucesso que virou livro

VIBRAÇÃO VIRTUAL

O blog de Raquel Pacheco, ou Bruna Surfistinha, ex-garota de programa obteve a média de 15 mil acessos diários ao detalhar sua interação com uma fiel clientela. Responsável pelo término de pelo menos um casamento, os relatos foram condensados e transformaram-se no livro O Doce Veneno do Escorpião – o diário de uma garota de programa (Panda Books, 172 páginas, R$ 25). Uma profusão de fotos da moça em poses para lá de sensuais estão disponíveis na internet para os interessados.

Montagem.

A estudante diz que as fotos são obra de um admirador rejeitado

DONA FLOR E SEUS AMIGOS

A estudante de direito F.F., de 24 anos, não esperava a gritaria que a aguardava na faculdade em Pompéia, interior de São Paulo, no dia 12 de abril. O tumulto era resultado da divulgação de fotos em que ela supostamente aparecia em vários estágios de nudez e posições de cópula com dois amigos. F.F. precisou ser escoltada pela polícia para conseguir sair do local. A estudante denunciou as fotos como montagem, parte da vingança de um rapaz que tinha se recusado a namorar. Segundo Valter Bettio, delegado da cidade, o rapaz fugiu para Araraquara, também em São Paulo, depois do acontecido e seria interrogado sobre as imagens. As mesmas são facilmente encontradas na rede mundial.

BÔNUS! ‘FUMA AQUI E TOMA UM CHÁ’

Clique aqui e confira história do hilário vídeo protagonizado pela atriz Maria Alice Vergueiro e já assistido por mais de um milhão de internautas.’



******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Carta Capital

Veja

Comunique-se

Direto da Redação

Último Segundo