A Dow Jones & Co. anunciou esta semana a nova organização estrutural do grupo, que será dividido em três unidades de negócios, reporta Seth Sutel [AP, 22/2/06]. Esta é a primeira grande medida de Richard Zannino, ex-chefe de operações que assumiu o posto de CEO da companhia no início de fevereiro.
A mudança irá combinar as versões online e impressa do Wall Street Journal em uma unidade, que também incluirá os sítios de notícia financeiras MarketWatch e Barron´s e a revista SmartOne, publicação em parceria com a Hearst Corp. L. Gordon Crovitz, que comandava as operações de publicação eletrônica da companhia, será o chefe da unidade, enquanto Paul Steiger, hoje editor da versão impressa do Journal, se encarregará das edições online, que anteriormente eram operadas separadamente.
A segunda unidade de negócios concentrará a Dow Jones Newswires, agência que divulga serviço noticioso de índices de investimentos, como o Dow Jones Industrial e o Factiva, banco de dados em parceria com a PLC, do grupo Reuters. Os serviços serão chefiados por Clare Hart, que comandava a Factiva. O terceiro braço da companhia será formado pelo grupo Ottaway, que publica jornais comunitários.
A Dow Jones anunciou que a reorganização economizará US$ 8 milhões por ano, principalmente como resultado do corte de algumas funções. As mudanças custarão para a empresa cerca de US$ 14 milhões com gastos como a cobertura de indenização de funcionários demitidos.