A Advertising Standards Authority (ASA), entidade reguladora de publicidade no Reino Unido, proibiu a companhia petrolífera americana Exxon Mobil de exibir um anúncio na TV em que alega que o gás natural liquefeito é um dos combustíveis mais limpos do mundo.
Quatro telespectadores questionaram a alegação da empresa e se queixaram de que o comercial, que vinha sendo exibido nos últimos meses, dava a entender erroneamente que o gás natural liquefeito não é prejudicial ao meio ambiente. ‘Concluímos que o anúncio implicava erroneamente que o gás natural é uma das fontes de energia mais limpas e que o gás natural liquefeito não prejudica o meio ambiente. O comercial não deve ser exibido desta maneira’, alertou o órgão.
A Exxon defendeu-se, alegando ter afirmado apenas que o gás é um dos combustíveis fósseis mais limpos – o que é correto – e que em nenhum momento disse que o gás natural liquefeito não é prejudicial ao meio ambiente. A ASA rejeitou as explicações, pois considerou que os telespectadores poderiam interpretar as afirmações de maneira errada – como já havia ocorrido. Informações de Daniel Fineren [Reuters, 3/9/08].