A Revista Mexicana de Comunicación foi criada em setembro de 1988 com o objetivo de abrir espaço para debate e reflexão dos meios e do jornalismo. De periodicidade bimestral, a publicação já conta com 73 números, embora apenas as duas últimas edições estejam disponíveis no sítio de internet.
A publicação é mantida pela Fundação Manuel Buendía, associação civil que divulga a obra e o pensamento do jornalista que lhe dá o nome – um colunista mexicano de destaque, morto em 1984 por exercer sua profissão. Além da RMS, a fundação desenvolve outros sete programas, incluindo o anual Mexican Journal of Communication (em inglês) e a Revista Iberoamericana de Derecho de la Información.
A edição de janeiro-fevereiro de 2002 apresenta uma seção especial dedicada ao 11 de setembro: estudantes de Comunicação, professores e ensaístas assinam artigos que analisam a criação midiática do ‘inimigo oficial’ – Osama bin Laden – por New York Times e El País, comentam a polarização do discurso da imprensa americana e debatem as origens da imagem do Islã e dos árabes nos Estados Unidos. Em outra seção, há textos acadêmicos sobre a imagem televisiva dos políticos, o discurso do presidente mexicano Vicente Fox e a situação da Comunicação no país. Alguns artigos não estão completos: a página avisa que o texto integral só pode ser lido na versão impressa. Ainda assim, vale conferir o material. Em espanhol.