Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Concurso abre inscrições para a 47ª edição

O Concurso Cientistas de Amanhã, promoção anual do Instituto Brasileiro de Educação, Ciências e Cultura (Ibecc/Unesco – Comissão de São Paulo), destinado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A participação dos estudantes se dá pela inscrição direta de trabalhos de pesquisa ou monografias científicas, em qualquer área do conhecimento, desenvolvidos por estudantes da rede pública ou privada – individualmente ou em grupos – orientados por seus professores, pesquisadores ou por instrutores de clubes de ciência.

Sua realização conta com o apoio das seguintes instituições: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Cendotec (Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica apoiado pela Embaixada da França no Brasil) e SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

O Concurso Cientistas de Amanhã, neste ano em sua 47ª edição, surgiu em 1957, por uma iniciativa do Ibecc/Unesco. Desde 1958, quando o professor José Reis tornou-se, simultaneamente, coordenador do evento e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o concurso foi realizado anualmente sem descontinuidade junto às Reuniões Anuais da SBPC, tendo seus resultados divulgados na sessão solene de encerramento. A 56ª Reunião Anual da SBPC será em Cuiabá, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso, de 18 a 23 de julho. Paralelamente transcorrerá a 12ª SBPC Jovem.

Objetivos

1) contribuir para a iniciação científica de crianças e adolescentes, promovendo a educação científica pública e de qualidade e influenciando a população escolar brasileira.

2) envolver os professores do sistema educacional, através de seus alunos e como orientadores de projetos inscritos no Concurso, em suas ações.

3) promover a Cultura e a Educação de forma genérica.

4) estimular e orientar as vocações científicas de forma específica.

5) exercer uma contribuição ao ensino público, com modelos, instruções, regras e critérios de conduta nas investigações científicas, que são oferecidos pelo Concurso aos candidatos potenciais, tanto estudantes como professores.

Estrutura e funcionamento

Na fase preparatória de cada edição do Concurso são implementadas ações de divulgação, assessoria e orientação na execução de trabalhos. Sua preparação é planejada, acompanhada e avaliada por uma Comissão de Cientistas e Educadores, os quais trabalham sem ônus financeiro. Estas ações são complementadas com apoio logístico das 17 Secretarias Regionais e duas Secretarias Seccionais da SBPC, localizadas nos diferentes estados brasileiros.

Encerrando-se a fase preparatória com a finalização do prazo para inscrição dos trabalhos (em geral no mês de maio do ano do concurso – em 2004 as inscrições se encerram no dia 31 de maio), estes são encaminhados pela Comissão Organizadora do Concurso, conforme as áreas de especialidade científica dos trabalhos, para receberem parecer técnico de especialistas e cientistas de renome. De posse dos pareceres, a Comissão Organizadora seleciona os 10 melhores trabalhos dentre os inscritos.

Estes, representados por alguém indicado pelo grupo que o realizou, participam da Reunião Anual da SBPC, onde apresentam seus trabalhos a uma Comissão de Notáveis que os julga, escolhendo os cinco melhores.Os recursos que vêm possibilitando a execução do Concurso têm sido oriundos de dotações do CNPq, destinando-se a cobrir as despesas de todas as fases de execução do Concurso. Além disso, nos últimos anos o Cendotec vem oferecendo ao representante do trabalho vencedor uma viagem a Paris. A continuidade desses recursos têm, sem dúvida, contribuído de forma decisiva para o sucesso do evento em suas últimas edições.

Regulamento

Capítulo I – Do Concurso

Artigo 1º – O Concurso Cientistas de Amanhã, promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura – IBECC/UNESCO, Comissão São Paulo, desde 1957, tem por finalidade despertar e incentivar nos jovens o interesse pela pesquisa científica. O Concurso é destinado a estudantes cursando da 6ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª à 4ª séries do Ensino Médio.

Capítulo II – Do Trabalho e sua Inscrição

Artigo 2º – O trabalho a ser inscrito deverá ser original e inédito abordando qualquer tema de Ciências Exatas, Naturais, Humanas ou Sociais.

Parágrafo 1 – O trabalho deverá ser desenvolvido obedecendo aos critérios da metodologia científica.

Parágrafo 2 – O trabalho concorrente deverá ter sido realizado por um aluno ou por uma equipe de alunos sob orientação de um professor ou pesquisador.

Artigo 3º – A inscrição deverá ser encaminhada à Comissão Organizadora do Concurso Cientistas de Amanhã do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC/UNESCO) de São Paulo, através da caixa postal 60.163, CEP 05391-970, São Paulo, SP, até 30 de maio de 2003 e deverá incluir, obrigatoriamente:

** No caso de trabalho desenvolvido por equipe de alunos, a indicação de um dos autores para representá-la em todas as fases do 46º Concurso Cientistas de Amanhã;

** Ficha de Inscrição devidamente preenchida, em nome do candidato individual (ou de um autor representante da equipe), com a declaração assinada de aceitação de todas as condições do presente Regulamento, por parte do candidato, com todos os dados completos da escola e do professor-orientador;

** 3 (três) cópias do trabalho, datilografado ou digitado em espaço duplo.

** 1 cópia completa em CD ou disquete.

Capítulo III – Da Avaliação e Classificação dos Trabalhos

Artigo 4º – Cada trabalho receberá parecer conclusivo por escrito, de especialistas no assunto.

Parágrafo Único – A análise dos trabalhos será feita por especialistas escolhidos pela Comissão Organizadora do 46º Concurso Cientistas de Amanhã.

Artigo 5º – Serão selecionados, pela Comissão Organizadora, os 10 melhores trabalhos para apresentação em sessão especial, a ser realizada por ocasião da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorrerá de 18 a 23 de julho de 2004 em Cuiabá, MT.

Parágrafo 1 – Cada trabalho selecionado deverá ser apresentado por seu autor (no caso de trabalho desenvolvido individualmente) ou pelo representante dos seus autores (no caso de trabalho desenvolvido em equipe).

Parágrafo 2 – Serão fornecidas passagens e diárias para permitir a participação do autor (ou de um autor representante da equipe) para cada trabalho classificado.

Capítulo IV – Da Premiação

Artigo 6º – Após a apresentação e debate, em sessão pública, dos trabalhos selecionados, uma Comissão Julgadora, composta por eminentes cientistas convidados, classificará até cinco trabalhos para serem premiados, com base em critérios de mérito e de sua apresentação.

Artigo 7º – Ao trabalho classificado em primeiro lugar, será concedido ao autor (ou a um autor representante da equipe) e ao seu orientador ou acompanhante, o prêmio de uma viagem de visita a instituições científicas e culturais francesas, em Paris, França, patrocinado pelo Cendotec (Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica).

Parágrafo Único – O programa desta viagem e o período serão definidos pela Comissão Organizadora do Concurso.

Artigo 8º – Aos demais trabalhos classificados e não-premiados será concedido um diploma de Menção Honrosa.

Artigo 9º – A classificação dos trabalhos e os prêmios a que se refere o Artigo 6º serão divulgados na sessão de encerramento da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Capítulo V – Das Considerações Finais

Artigo 10º – As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnação.

Artigo 11º – Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do 46º Concurso Cientistas de Amanhã.

Informações

46º Concurso Cientistas de Amanhã

Concurso Cientistas de Amanhã