De acordo com uma pesquisa anual realizada pelo instituto Gallup, metade dos americanos afirma confiar nos meios de comunicação, acreditando que eles divulgam as notícias de modo completo, preciso e imparcial. A confiança nas organizações de mídia está mais alta do que no ano passado, mas um pouco mais baixa em relação a pesquisas realizadas pelo instituto nos anos anteriores.
Na primeira pesquisa sobre este tema, feita pelo instituto em 1972, a confiança nos meios de comunicação era muito maior do que hoje, com 68% dos americanos expressando confiança na mídia. O índice foi mais alto em 1976, atingindo 72%, e caiu para 53% em 1997, quando o instituto voltou a fazer a pesquisa. Entre 1997 e 2003, os resultados mostraram poucas variações; em 2004, atingiu seu índice mais baixo (44%). Na pesquisa deste ano, 50% responderam confiar na mídia (13% dizem confiar muito e 37% afirmam confiar).
Do ponto de vista político, quase metade dos americanos (46%) considera as mídias muito liberais, 1/3 classifica a mídia como imparcial e um número muito pequeno a qualifica como muito conservadora. Os democratas tendem a expressar mais confiança na mídia do que os republicanos, que costumam considerar os meios de comunicação tendenciosos – extremamente liberais, para ser mais exato.
A pesquisa foi realizada por telefone com 921 adultos americanos, maiores de 18 anos, durante os dias 12 e 15 de setembro. Informações de Joseph Carroll [Gallup News Service, 27/9/05].