Wednesday, 13 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Daniel Castro


‘A venda de jogos do Campeonato Brasileiro pela TV paga, no sistema ‘pay-per-view’, foi prejudicada pelo escândalo da arbitragem deflagrado em setembro, quando um juiz confessou que manipulou resultados.


As vendas de ‘pay-per-view’ da Série A do Brasileirão vinham bem até então. A Globosat, programadora da Globo que detém os direitos dos jogos em ‘pay-per-view’, previa bater recorde em 2005, com a venda de mais de 300 mil pacotes (cada um, completo, custa em média R$ 380). A previsão da Globosat era até modesta, de um crescimento de 8% sobre 2004, o que apenas acompanharia o aumento da base de assinantes.


Mas as operadoras Net e Sky venderam até o início do mês ‘apenas’ 278.430 pacotes da Série A, cerca de mil unidades a mais do que em 2004. A Globosat já trabalha com uma estimativa de fechar o Brasileirão com no máximo 284 mil pacotes _16 mil a menos do que a meta, ou uma perda de receita de R$ 1,6 milhão (considerando-se cada pacote, nessa fase final, a R$ 100).


Assim, o crescimento das vendas de ‘pay-per-view’ neste ano será de 2,5% ou menos. A avaliação é de que o rumor de que o campeonato poderia ser paralisado, após o escândalo da arbitragem, tirou o embalo das vendas. Houve também casos de devolução _assinantes que cancelaram a aquisição do pacote e só pagaram pelo que já tinham visto.


OUTRO CANAL


Tela grande 1 A MTV do Brasil exibirá em 1º de dezembro, dia mundial de combate à Aids, o primeiro filme desde que entrou no ar, há 15 anos. Será ‘Transit’, produzido pela MTV Europa e que acompanha oito personagens em uma ‘história rápida de amor, sexo e juventude, embalada por trilha sonora de impacto’.


Tela grande 2 O longa foi rodado em Los Angeles, Cidade do México, São Petersburgo e Nairóbi. A MTV o exibirá a partir das 19h, sem intervalos. Será seu ‘carro-chefe’ do dia anti-Aids.


Alto-mar O ‘Pânico na TV’ gravará programas entre os dias 9 e 11 de dezembro em um navio de lazer numa viagem de Santos (SP) a Búzios (RJ). O material deverá ir ao ar em janeiro, quando os humoristas estarão em férias.


B.O. 1 A ‘perfeccionista’ produção de ‘Belíssima’ deu um vacilo. Segundo a trama, André (Marcello Antony) está preso no 32º Distrito Policial, que fica em Itaquera (zona leste de São Paulo). Mas o assassinato de Valdete (Leona Cavalli), pelo qual é suspeito, ocorreu em Santa Cecília (centro), área do 77º DP.


B.O. 2 O autor Sílvio de Abreu admite o ‘erro bobo’. Diz que o crime foi escrito para acontecer na periferia paulistana. Mas, na hora de gravar, a Globo preferiu a região do Minhocão, para melhor caracterizar São Paulo.’



NET & EMBRATEL


Ronaldo D’Ercole


‘Embratel usará cabos óticos da Net’, copyright O Globo, 24/11/05


‘A Embratel e a Net Serviços fecharam acordo pelo qual passarão a compartilhar a rede de cabos de fibra óptica da operadora de TV por assinatura. A parceria entre as duas empresas era vista pelos analistas de mercado como uma questão de tempo, uma vez que no início do ano a mexicana Telmex, controladora da Embratel, tornou-se detentora de 37% do capital da Net. Forte competidora nos segmentos de telefonia de longa distância e de transmissão de dados, com o acordo a Embratel passa a dispor da infra-estrutura da Net para lançar seus serviços locais de voz sobre IP (VoIP, telefone via internet).


Em fato relevante enviado ontem à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Net afirma que, além de fortalecer sua plataforma de banda larga, o contrato de parceria com a Embratel permitirá oferecer aos clientes tanto de TV por assinatura como de internet os serviços de telefonia.


‘O contrato é consistente com a estratégia de negócios da companhia, de oferecer serviços integrados de vídeo, banda larga e voz ( triple play) sem perder foco em sua atuação nos mercados residenciais de vídeo e banda larga’, diz a Net, que é líder no mercado brasileiro de TV por assinatura, no fato relevante aos acionistas.


Petrônio Nogueira, sócio-diretor da área de Telecomunicações e Alta Tecnologia da Accenture, diz que as operadoras americanas de TV a cabo elevaram suas receitas com serviços de voz de 19% do total, em 2000, para 31% no ano passado. E a expectativa é que o faturamento dos serviços de voz cresça a taxas superiores a 100% ao ano até 2008.


– Quem tem voz (operadoras de telefonia) tende a oferecer mais serviços de banda larga, dados, conteúdo ( video on demand ) e até mobilidade – diz Nogueira.


Os valores e os prazos dos contratos não foram revelados. A Embratel ficará responsável pelos investimentos e pela estruturação dos serviços de voz. ‘Desta maneira, a Net minimiza o risco de implementação e execução em um novo mercado de atuação e, ao mesmo tempo, aumenta a utilização e rentabilidade de sua infra-estrutura’, diz a Net.’



MTV


Cristina Padiglione


‘MTV Brasil exporta ação ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 24/11/05


‘Rentável não é exatamente a palavra-chave da programação de prevenção à aids que a MTV Brasil banca todo ano, sempre com estréia em 1º de dezembro. No canal, o dia mundial dedicado à causa serve apenas como referência para a estréia de uma nova batelada de produções sobre o tema. O diretor de programação, Zico Góes, conta que não cabe na iniciativa a usual venda de cotas de patrocínio que abastece toda e qualquer produção de TV comercial. Mas admite que, em mais de dez anos produzindo pacote especialmente com foco no HIV, os anunciantes já foram mais receosos ao tema. Hoje, já há quem se interesse em associar sua marca à bandeira. Fabricantes de preservativos, óbvio, estão nesse time. ‘E a gente também tem algum cuidado em saber quem quer anunciar. Não temos interesse, por exemplo, em associar essa programação a uma loja de varejo, não teria nada a ver’, argumenta.


De bom grado, Góes sabe que essa programação não foi feita para dar audiência – e nem dá, reconhece. Em 2002, no entanto, a MTV Brasil faturou um Prêmio Esso de jornalismo pelo documentário Aids 2002. E não é que o título também abocanhou audiência?


O pacote que a MTV Brasil põe no ar na próxima quinta-feira inclui animação e até longa-metragem. O filme, Transit, tem produção bancada pela MTV Staying Alive. Partiu também da Staying Alive a encomenda por uma SUP – Serviço de Utilidade Pública, no batismo MTV Brasil: De Cleópatra a Courtney Love será distribuído para MTVs do mundo todo. Melhor dizendo: estará à disposição das irmãs. Na matriz americana, a entrada de qualquer cena, ainda que a nobreza justifique a imagem, só pode ser autorizada de acordo com os interesses comerciais. Cada um que cuide de suas prioridades.’