Bastidores / Livros
Caiado contra Moraes
Reviravolta na polêmica sobre o livro Na Toca dos Leões, que passou seis meses proibido de ser vendido. Nele, o escritor Fernando Moraes descreve uma conversa de 1989 em que o então presidenciável Ronaldo Caiado teria proposto a esterilização das mulheres nordestinas. O livro foi liberado no mês passado, mas, agora, a principal testemunha dessa conversa, o publicitário Gabriel Zellmeister, declarou à Justiça que nunca ouviu Ronaldo Caiado defender a idéia. (Revista Época, 7 de novembro de 2005)
Será que o escritor Fernando Morais tem credibilidade para criticar a Folha de S. Paulo, sugerindo a criação da tal coluna ‘Mentimos’? De forma covarde e antijornalística, Morais publicou uma grande mentira contra o deputado Ronaldo Caiado no livro Na toca dos leões. A ‘fonte’ do escritor, o publicitário Gabriel Zellmeister, dono da agência de propaganda W/Brasil, desmentiu Morais categoricamente na Justiça.
O mentiroso Fernando Morais sequer ligou para Ronaldo Caiado antes de publicar o livro. Em entrevista ao Programa do Jô ele disse que ‘não precisava ouvir o deputado porque Gabreil Zellmeister era fonte acima de qualquer suspeita’. Que jornalismo é esse, Morais? Onde o senhor aprendeu a publicar mentiras sem sequer dar o direito do contraditório às suas vítimas?
E a mídia, dará o mesmo espaço que utilizou para propagar a mentira contra Ronaldo Caiado para que ele mostre a verdade? Ou fará como no famoso caso da Escola Base? Até agora, apenas o Jornal Opção, de Goiás, e a revista Época registraram o desmentido de Gabriel.
A quem interessar possa, o desmentido de Gabriel Zellmeister foi feito por seus advogados da Pinheiro Neto, de São Paulo (SP).
******
Assessor de imprensa do deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO)