Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Diário britânico ganha versão americana

O tradicional diário britânico The Times será impresso nos EUA pela primeira vez desde sua fundação, em 1788, noticiam Jane Martinson [The Guardian, 26/5/06] e a AP [26/5/06]. O grupo de mídia News International, de propriedade do magnata Rupert Murdoch, anunciou na semana passada que a edição americana será lançada, em Nova York e Nova Jersey, no dia 6/6, para coincidir com o início da Copa do Mundo. O grupo também planeja publicar um suplemento diário sobre os jogos durante o campeonato mundial de futebol.

A versão americana do Times terá tiragem inicial de cerca de 10 mil exemplares, vendidos a US$ 1 cada. A iniciativa é um ataque ao Financial Times, único jornal britânico impresso em Nova York atualmente. Robert Thomson, hoje editor do Times, foi responsável pela expansão do FT quando era editor da versão americana do jornal. ‘Este é um momento chave no desenvolvimento do Times como uma marca de mídia internacional’, afirma ele.

Parceria

O Times será impresso e distribuído em parceria com o New York Post, que também é controlado pelo News International. O editor será John Mair, da edição internacional do jornal, e serão usados seus oito correspondentes em tempo integral nos EUA. O diário não pretende deslocar mais repórteres.

O objetivo da versão americana é aumentar a audiência online, assim como inserir o jornal em um novo mercado. De acordo com dados do Audit Bureau of Circulations, órgão verificador de circulação, a venda do Times – que havia crescido quando o diário mudou seu formato para tablóide – voltou a apresentar queda em abril. ‘Vimos um aumento da audiência online nos EUA. Levar os jornais às ruas de Nova York marca a próxima etapa na nossa expansão impressa e online’, diz Thomson. Com informações de Eric Pfanner [The New York Times, 27/5/06].