Foram divulgados nesta sexta-feira (8/2) os ganhadores do World Press Photo, mais importante premiação do fotojornalismo mundial. Uma imagem do fotógrafo britânico Tim Hetherington para a revista Vanity Fair levou a principal homenagem. A foto mostra um soldado americano, atordoado, em um bunker no Afeganistão. Segundo os juizes, ela revela ‘a exaustão de um homem – a exaustão de uma nação’. ‘Nós todos estamos ligados a isso. É uma fotografia de um homem que chegou ao fim do caminho’, afirmou o presidente do júri, Gary Knight.
A organização World Press Photo, sediada em Amsterdã, premiou 59 fotógrafos de 23 nacionalidades por imagens tiradas em 2007. A edição teve recorde de participantes: 5.019 fotógrafos de 125 países enviaram seus trabalhos, em um total de 80.536 fotografias.
A Getty Images levou cinco prêmios, incluindo um por uma foto do assassinato da líder de oposição paquistanesa Benazir Bhutto, em dezembro último. A imagem, com pouco foco, é de autoria de John Moore, e é uma impressão do momento do impacto da bomba, com as pessoas tentando deixar o local. A Reuters não ganhou prêmios; a rival Associated Press foi premiada em duas categorias. Informações de Harro ten Wolde e Robert Woodward [Reuters, 8/2/08].