A Dow Jones & Co, comprada no ano passado pelo magnata Rupert Murdoch, anunciou o fim de uma parceria de mais de 40 anos com a agência Associated Press. Segundo a companhia, o longo acordo foi rompido porque a AP queria cobrar mais dinheiro pelos seus serviços. O serviço de notícias e informações financeiras Dow Jones Newswires passará a usar conteúdo da Agence France-Presse.
A AP e a Dow Jones já negociavam há um ano, sem sucesso. ‘Nós acreditamos que não estávamos sendo compensados adequadamente pelo uso de nosso conteúdo no DJ Newswires’, afirmou esta semana Tom Brettingen, diretor do departamento de vendas e marketing da AP. ‘Nós não estávamos conseguindo resolver isso com a Dow Jones, e então seguiremos caminhos separados’. As duas companhias não revelaram quanto a Dow Jones pagava à AP e qual era o aumento pedido pela agência.
A parceria incluia também escritórios compartilhados. Funcionários da Dow Jones deverão ser transferidos destes locais. Segundo Brettingen, ainda não se sabe o número de funcionários afetados pela mudança. ‘Nós vamos trabalhar com a AP para garantir uma saída tranquila de nossas equipes dos escritórios e da folha de pagamento da agência’, afirmou Neal Lipschutz, vice-presidente sênior da Dow Jones.
Estratégia
A AP, com sede em Nova York, é uma cooperativa cujos proprietários são 1.500 jornais diários. Recentemente, a agência vem reorganizando suas sucursais e anunciando mudanças estruturais com o objetivo de expandir seus negócios internacionalmente e ampliar a base de suas fontes de receita.
A Dow Jones foi comprada pela News Corporation por US$ 5,6 bilhões, em um negócio concretizado há três meses. O Wall Street Journal, carro-chefe da companhia, e o banco de dados eletrônico Factiva continuarão a publicar matérias da AP, como parte de uma ‘estratégia mais ampla para investir nas operações globais de notícias financeiras’. Informações de Robert MacMillan [Reuters, 18/3/08].