Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Editor é demitido por criticar líder tailandês

O editor de um importante jornal da Tailândia perdeu seu cargo por criticar o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. Veera Prateepchaikul, que era editor do jornal de língua inglesa The Bangkok Post há dois anos, foi transferido para outro cargo na empresa que administra o jornal.

A causa do afastamento de Veera foi uma manchete publicada em dezembro. A manchete era baseada no pronunciamento anual do rei Bhumibol Adulyadej, famoso por seu estilo agressivo. Durante o discurso, o rei dizia ao primeiro-ministro que ele não deveria ser tão arrogante. Veera colocou o assunto na primeira página do Post e enfureceu Thaksin, que, antes de se tornar primeiro-ministro, em 2001, dirigia um conglomerado de mídia e telecomunicações.

Membros do principal partido de oposição ao governo e jornalistas tailandeses, segundo Jane Perlez [The New York Times, 23/2/04], reclamaram que Thaksin tenta insistentemente interferir no conteúdo editorial dos jornais. Segundo Lin Neumann, representante do Comitê de Proteção a Jornalistas, Thaksin tem tentado assumir o controle sobre a imprensa desde que chegou ao poder. ‘Todo jornalista tailandês diz que há muitos telefonemas do governo para as redações’, afirma Neumann.

Um dia após o afastamento de Veera, o Nation, outro influente jornal de língua inglesa no país, dedicou grande espaço aos problemas do Post. Em um comentário na primeira página, o Nation afirmava que, mesmo sendo rivais há três décadas, os dois jornais têm como objetivo conscientizar a população tailandesa das perspectivas e problemas da sociedade.