A fabricante de cigarros Reynolds Tobacco Company, unidade da Reynolds American, informou na semana passada que não publicará, em 2008, anúncios de marcas de cigarro como Camel, Winston e Pall Mall em revistas e jornais. A estratégia de publicidade da companhia será focada em bares, boates e lojas, sítios de internet e mala direta por e-mail. Estima-se que os anúncios impressos já representem menos de 5% dos milhões de dólares que a empresa investe anualmente em publicidade.
A Reynolds é a segunda maior companhia de tabaco dos EUA, atrás apenas da Philip Morris, unidade do Altria Group. A Philip Morris já não investe em anúncios impressos há três anos. No ano que vem, os americanos só deverão encontrar publicidade impressa de cigarros da terceira maior empresa de tabaco dos EUA, a Carolina Group, fabricante do Newport.
Pressão antitabagista
Segundo a Reynolds, a decisão de eliminar este tipo de anúncio não está diretamente ligada a duas brigas recentes com ativistas antifumo sobre anúncios do cigarro Camel em revistas. Uma das disputas era sobre uma peça publicitária do Camel publicada na Rolling Stone de novembro, associada a uma campanha de música independente. A outra envolvia anúncios do mesmo cigarro em uma versão lançada especialmente para mulheres, divulgada em várias revistas.
Por décadas, as revistas foram um dos principais meios de divulgação das marcas de cigarro. Com a crescente campanha antifumo e restrições a anúncios tabagistas, a indústria reduziu drasticamente os gastos com a mídia impressa. Hoje, algumas revistas destinadas ao público jovem passaram a recusar anúncios de cigarros. Informações de Stuart Elliot [The New York Times, 29/11/07].