Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Espectadores convocados a contribuir com conteúdo

A Current TV, emissora do recém ganhador do prêmio Nobel da Paz Al Gore, desenvolve uma nova estratégia para convencer telespectadores a submeter vídeos e comentários pela internet para serem transmitidos na TV. A Current TV é transmitida por cabo ou satélite nos EUA, Reino Unido e Irlanda.


No sítio reformulado, internautas cadastrados são encorajados a contribuir em páginas dedicadas a assuntos específicos, como produção e edição de vídeo. Segundo a emissora, esta é a primeira experiência bem sucedida de integração entre TV e internet, que permite que usuários criem e votem nas notícias que considerarem mais relevantes. ‘Por anos, a tentativa de unir televisão e internet foi basicamente a duplicação do conteúdo de uma mídia em outra’, afirma o executivo-chefe Joel Hyatt. ‘Esta é uma nova forma de mídia social para criar, interagir e influenciar nas notícias e nas informações que os nossos usuários e amigos recebem. Queríamos bolar uma plataforma de TV que pudéssemos compartilhar com criadores de conteúdo’.


Em testes anteriores, a empresa encorajou usuários a enviar comentários escritos, depois fotos, animações, vídeos do YouTube, cartuns e comentários gravados com webcams. No entanto, a grande parte dos vídeos que iam ao ar era de profissionais ou semiprofissionais. No mês passado, a rede ganhou o primeiro prêmio Emmy para TV interativa. Informações de Eric Auchard [Reuters, 15/10/07].