A rede pública Televisão Espanhola (TVE) retirou as touradas de sua programação ao vivo, colocando um fim simbólico à exibição de uma das mais marcantes tradições da Espanha, noticia Daniel Wools [Associated Press, 22/8/07]. Desde a primeira transmissão do evento, em 1948, esta é a primeira vez que os nove canais da rede não terão a cobertura ao vivo das touradas.
Para os fãs que dependem da TV aberta, ainda resta uma boa notícia: os melhores momentos serão exibidos de madrugada – das centenas de touradas realizadas de março a outubro, a estatal exibirá cerca de 10. A rede garante que não tem nada contra as touradas, apenas é obrigada a respeitar os limites para exibição de violência ou ‘cenas brutais e cruéis’ de cinco da tarde às oito da noite, para proteger as crianças. As touradas começam, em geral, às seis horas da tarde.
Olé mais distante
Já para os fãs com TV a cabo, nada mudou, já que alguns deles continuam a exibir as touradas. Mesmo assim, muitos espanhóis não gostaram da decisão da TVE. ‘Isto é terrível’, opina o político conservador Juan Manuel Albendea. Segundo ele, assim que a maior parte dos espanhóis voltar de férias, em setembro, o Partido Popular, de centro-esquerda, irá pressionar o primeiro-ministro José Luiz Rodriguez Zapatero para reconsiderar a medida.
De acordo com dados de produtores das touradas, 65 milhões de pessoas compareceram às arenas na Espanha, no ano passado, para assistir aos espetáculos. Albendea alega que deixar de transmiti-los na TV aberta prejudica pessoas de mais idade ou aquelas que não podem pagar por um canal a cabo. Por outro lado, grupos em defesa dos animais, que há muito protestam contra a crueldade com os touros, aprovaram a idéia do fim da exibição ao vivo.