O filho de Hrant Dink, jornalista morto a tiros na Turquia, em janeiro deste ano, por classificar publicamente o massacre de armênios pelo Império Turco Otomano de ‘genocídio’, foi condenado na semana passada por insultar a identidade dos turcos ao republicar os comentários do pai. Arat Dink, editor do jornal armênio Agos, e o publisher Serkis Seropyan receberam, cada um, sentença de um ano de suspensão. O advogado de ambos, Erdal Dogan, informou que irá apelar da pena. A Armênia alega que 1,5 milhão de armênios foram mortos durante o Império Turco Otomano, de 1915 a 1917, antes do nascimento da moderna Turquia. Já os turcos negam ter havido um ‘genocídio’, afirmando que o número de mortos é inflacionado e insistindo que as mortes ocorreram em um período de desordem civil. O principal suspeito do assassinato de Dink é um adolescente, possivelmente ligado a um grupo ultranacionalista. Informações de C. Onurant [AP, 11/10/07].
Business Week
ganha layout e conteúdo novosA revista Business Week chegou às bancas esta semana de cara nova. Segundo Steve Adler, editor-chefe da publicação, as reformulações – elaboradas em 18 meses – foram tão significativas que o novo número está sendo chamado de ‘lançamento’. A principal mudança se deu no conteúdo: será dado maior destaque às notícias financeiras globais. Na parte gráfica, o novo logo é vermelho e branco – em vez de vermelho, branco e azul – e o layout foi remodelado para facilitar a leitura. As revistas financeiras vêm enfrentando dura competição por anunciantes e leitores nos últimos anos, em meio à proliferação de sítios de internet e ao sucesso do canal a cabo CNBC. Ainda assim, novos investimentos foram feitos no setor: a Condé Nast lançou a Portfolio e o magnata de mídia Rupert Murdoch anunciou um canal a cabo de notícias econômicas. Informações de Seth Sutel [AP, 10/10/07].