Uma imagem divulgada esta semana pela Sepah News, braço midiático da Guarda Revolucionária do Irã, sobre os testes com mísseis naquele país, parece ter sido alterada digitalmente. A foto com quatro mísseis, distribuída pela Agence France-Presse, chegou a ser reproduzida nas primeiras páginas dos grandes jornais americanos, como o Los Angeles Times, Financial Times e Chicago Tribune, além dos sítios da BBC News, MSNBC, Yahoo!, e NYTimes.com.
A agência explicou que obteve a imagem no sítio da Sepah News – porém, no mesmo dia, ela já não estava mais lá. Posteriormente, a AP distribuiu a foto com apenas três mísseis lançados no deserto do Golfo Pérsico. Até o sítio da Sepah disponibilizou, no dia seguinte, a imagem sem o quarto míssil. Na imagem abaixo, o terceiro projétil parece ser a soma de dois outros mísseis da mesma foto.
A mídia iraniana foi acusada de usar programas de edição de imagem. Nenhuma autoridade emitiu declaração oficial sobre o caso. A AFP continuou a afirmar que a foto foi alterada pelo Irã. ‘O quarto míssil foi aparentemente acrescentado digitalmente para cobrir um míssil que falhou durante o teste’, justificou. Informações de Mike Nizza e Patrick Witty, do blog The Lede, do New York Times, [10/7/08].