Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Futebol sugere alegria, euforia. Mas o desempenho da seleção até agora não chega a entusiasmar e, para culminar, uma nota trágica: a morte do humorista Bussunda quando acompanhava a Copa do Mundo com a turma do Casseta & Planeta. Eles estiveram neste Observatório em julho de 2001 num dos programas mais divertidos e mais doidos da nossa história. Infelizmente, retornam agora neste clipe em homenagem àqueles que levam o humorismo a sério e por isso sofrem mais.
Uma imagem vale por mil palavras. É o que dizem aqueles que não gostam de escrever – ou aqueles que não gostam de ler. Mas nesta Copa está ficando evidente que a palavra impressa está perdendo a competição com a imagem e com a palavra falada, já que os jornais chegam às mãos dos leitores com notícias e comentários já frios. Culpa de quem lê ou culpa de quem escreve?
Esporte é movimento e quem melhor se aproveitou disso foi o cinema, a arte das imagens converteu-se logo na arte das multidões. Grandes clássicos de Hollywood trataram do boxe, do beisebol, do futebol americano, do basquete e até do atletismo. O cinema brasileiro antecipou-se duas décadas à conquista do primeiro caneco na Suécia, quando a televisão apenas engatinhava.
Enquanto a bola ainda rola devagar, vale a pena rever como a bola entrou na nossa telona antes de ser dominada pela telinha.