Um grupo formado por oito organizações de mídia americanas – que incluem os proprietários dos jornais Washington Post, San Francisco Chronicle, Miami Herald e USA Today, dentre centenas de outras publicações e emissoras de rádio e TV – formou umajoint venture e comprou o Find n Save, serviço de busca online com foco em ofertas em todo os EUA. O acordo faz parte da aquisição da Travidia, um serviço de compras via internet, mas não foram divulgados detalhes financeiros.
O Find n Save aposta no entusiasmo pelas compras coletivas que ajudou a transformar o Groupon em uma empresa que, embora ainda esteja perdendo dinheiro, obteve US$ 15 bilhões (o equivalente a R$ 27 bilhões) de valor de mercado em apenas três anos. Ao contrário de ferramentas de busca como Google, o Find n Save é especializado em mostrar descontos oferecidos por anunciantes em mercados locais. Um consumidor digita, por exemplo, a palavra “burrito” em um campo de busca e recebe uma lista de restaurantes mexicanos nas proximidades e descontos que estão sendo oferecidos por eles.
O serviço lucra por meio dos anunciantes em seu banco de dados. Outros anúncios podem ser colocados por empresas que procuram entrar em contato com pessoas que digitaram determinados produtos e serviços no campo de busca. Jornais participantes compartilharão a receita dos anunciantes de seus mercados.
Atualmente, o Find n Save rastreia promoções locais em 19 dos 50 mercados americanos. A joint venture espera adicionar mais 21 mercados à lista no mês que vem. Até o final de 2013, espera-se que 400 jornais estejam afiliados ao serviço. Informações do Washington Post [17/11/11].