Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Inauguração do Newseum marcada para abril

O Newseum, museu americano dedicado ao jornalismo, estreará em sua nova ‘casa’, em Washington, em 11 de abril. Até 2002, ele existia em Arlington, na Virginia, mas ganhará agora um novo e grande prédio na Avenida Pensilvânia, com direito a 15 anfiteatros, 14 galerias e dois estúdios de televisão.


Haverá também quiosques interativos onde os visitantes poderão se colocar no lugar de fotógrafos, editores, repórteres e âncoras de TV. Um dos teatros apresentará um filme chamado pelo museu de ‘4-D’ – são três dimensões na tela e efeitos também no ambiente, como poltronas que se movem e rajadas de vento, para cobrir fatos jornalísticos nos últimos 150 anos.


Diversão paga


‘Nós acreditamos que é importante ter algo para todo mundo’, diz Charles L. Overby, executivo-chefe do Newseum. ‘Nosso objetivo é ensinar as pessoas sobre a imprensa livre e a primeira emenda da constituição, e fazer isso de forma divertida e estimulante’.


As novas instalações custaram US$ 450 milhões. A entrada para o museu será gratuita no primeiro dia, mas posteriormente custará US$ 20, fazendo do Newseum um dos museus mais caros na capital americana – competindo com dezenas de atrações gratuitas. Grupos escolares dos arredores de Washington ganharão visitas gratuitas no primeiro ano do Newseum, patrocinadas pelo jornal Washington Post. Informações de Sarah Karush [AP, 7/2/08].