Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornais estatais chineses publicam página idêntica

Em uma clara demonstração de controle do governo da China sobre a mídia, cinco jornais estatais publicaram praticamente a mesma primeira página no fim de semana. Em todos eles, a capa trazia manchete sobre o estímulo de autoridades a uma companhia de mineração para fazer o possível para resgatar mineiros presos em uma mina inundada. Também foi publicada a mesma foto do presidente Hu Jintao visitando o Cazaquistão e um artigo sobre a forte cooperação da China com seus países vizinhos.


Apesar de muitos jornais estatais chineses priorizarem o mesmo tipo de notícia e a mesma abordagem em reportagens e editoriais sobre assuntos sensíveis, é raro ver páginas inteiras com não apenas as mesmas notícias, mas também as mesmas fotos, títulos, textos e diagramação.


Congresso


O fenômeno pode ser explicado pela proximidade do 17º Congresso do Partido Comunista. O evento, realizado a cada cinco anos, tem grande importância para a definição dos rumos dos líderes do país, e por isso eles se preocupam em aumentar o controle sobre a atmosfera política – o que afeta desde veículos de comunicação até organizações não governamentais.


‘Este é o mais importante evento político em cinco anos. Eles não podem se dar ao luxo de que algo dê errado’, explica Xiao Qian, especialista em mídia chinesa na Universidade da Califórnia, Berkeley. Qian lembra que, nos últimos meses, o governo aumentou sua preocupação com a divulgação de notícias, tentando concentrar as informações na agência oficial Xinhua. Informações de Lindsay Beck [Reuters, 21/8/07].