Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal português critica a Web 2.0

A chamada ‘nova Web’, cantada em prosa e verso pela revista Time, na edição que nomeou ‘você’, o internauta, a Pessoa do Ano de 2006, mereceu do jornal Diário de Notícias, de Lisboa, um arrasador editorial, publicado na edição de sábado (30/12).


Sob o título ‘Os equívocos da admirável nova Web’, o texto, assinado por João Morgado Fernandes, sustenta que ela ‘não mais é que um espelho dos desequilíbrios existentes e não se vislumbra nela qualquer potencialidade séria para interferir nesse statu quo‘.


A Web 2.0 não redistribui poder nas nações e entre as nações, representa um ‘inoperante e até perigoso monstro’, desarticula as mais elementares regras de convivência e, ‘de um ponto meramente quantitativo’ é um ‘amontoado de lixo’.


Este leitor concorda especialmente com a avaliação do editorialista português, segundo a qual ‘o facto de cada um se poder exprimir não quer dizer que tenha, necessariamente, algo de útil a dizer à comunidade’.


Outros artigos igualmente críticos da deslumbrada matéria da Time, embora de perspectivas diferentes, saíram domingo (24/12) no New York Times (na coluna de Frank Rich) e no Estado de S.Paulo de quarta-feira (27), de autoria deste jornalista.


Leia aqui a íntegra do editorial do Diário de Notícias.


[Texto fechado às 8h35 de 30/12]