A McClatchy Company, terceira maior editora de jornais dos EUA, anunciou, no início da semana, planos de reduzir seu quadro de funcionários em 10% por conta de dificuldades no mercado publicitário. Serão eliminados cerca de 1.400 empregos, informou a empresa, com sede em Sacramento, na Califórnia.
‘Nós temos experimentado, há algum tempo, uma transição tranqüila e bem-sucedida de uma companhia tradicional de jornais para uma companhia multimídia integrada’, afirmou, em declaração, Gary Pruitt, executivo-chefe da McClatchy. ‘Mas os efeitos da atual crise na economia nacional – especialmente nos setores de imóveis, veículos e classificados de empregos – tornam necessário que nós apressemos o passo para reorganizar nossa força de trabalho e tornar nossas operações mais eficientes. Eu sinto muito que isso leve ao doloroso comunicado que estamos fazendo hoje, mas tomamos esta atitude para ajudar a garantir um futuro saudável para nossa companhia’.
Pruitt ressaltou ainda que a reorganização deve ser vista como parte de uma visão estratégica e contínua de sucesso, e não apenas como uma resposta aos problemas financeiros atuais. As demissões permitirão que a McClatchy economize US$ 70 milhões como parte de um plano maior para economizar até US$ 100 milhões no próximo ano. Entre os jornais publicados pela companhia estão o Miami Herald e o Sacramento Bee. Em 2006, ela comprou a editora Knight Ridder. Informações da AFP [16/6/08].