O London Paper, jornal londrino gratuito do magnata de mídia Rupert Murdoch, registrou prejuízo de quase US$ 34 milhões em seus primeiros dez meses de publicação, noticia Chris Tryhorn [The Guardian, 18/4/08]. Isto significa que o volume de negócios na NI Free Newspapers, subsidiária da editora News International, que distribui o London Paper, foi de apenas US$ 16 milhões, enquanto os custos totais equivaleram a cerca de US$ 50 milhões, desde o lançamento, em setembro de 2006, até o fim do ano financeiro, em junho de 2007, segundo informações divulgadas na semana passada pela junta comercial britânica. Nestes valores, estão incluídos os recursos investidos no lançamento do gratuito. Os diretores da NI Free Newspapers esperam que o atual ano financeiro traga mais lucros com publicidade.
Com relação a outras publicações da News Corporation no Reino Unido, a situação também não foi tão favorável. Apesar de o Times ter diminuído quase pela metade suas perdas financeiras no ano passado, devido a cortes com custos de impressão e demissões, os tablóides Sun e News of the World tiveram queda de US$ 40 milhões em vendas.
Persistência
O London Paper tem tiragem diária de 500 mil cópias; o rival London Lite, publicado pela Associated Newspapers, tem circulação diária de 400 mil. Os dois gratuitos foram extremamente criticados por gerarem uma quantidade gigantesca de lixo nas ruas, além de serem considerados responsáveis pelo declínio da tiragem dos jornais pagos, em especial o Evening Standard. A Associated revelou que o London Lite também apresentou prejuízos no seu primeiro ano. Ainda assim, analistas não acreditam que os dois títulos saiam do mercado.