O Observatório da Comunicação de Portugal (Obercom) é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1999 e que tem como associados institutos públicos, associações do setor, o Cenjor – Centro Protocolar de Formação de Jornalistas –, além de empresas como a RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e a Portugal Telecom.
O Anuário da Comunicação 2000/2001 e a segunda edição da revista Observatório são as publicações mais recentes do Obercom.
No Anuário, pela primeira vez uma equipe de investigadores do Obercom – coordenada pelo professor Francisco Rui Cadima – fez uma análise aprofundada da área da comunicação em Portugal, caracterizando mercados e setores. O Anuário também identifica indicadores fundamentais e gerais de Portugal, como dados de população, cobertura, penetração e audiência, informações econômicas e publicitárias etc.
A revista Observatório nº 2, por sua vez, apresenta diversos artigos sobre o tema ‘Osmedia nas regiões’. Entre análises da mídia portuguesa e espanhola, há um artigo intitulado ‘Novos rumos da TV pública no Brasil’.
O sítio do Obercom oferece links sobre mídia, estatutos e agenda de atividades; e tem planos para, em breve, construir uma Base de Dados do setor de Comunicação. O terceiro exemplar da revista Observatório estará disponível a partir de maio de 2001.