Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Os Simpsons estréia em versão adaptada

Criada em 1987 nos EUA, a série animada Os Simpsons acaba de chegar ao mundo árabe. O desenho, que conta com a animação original, estreou a tempo para o ramadã, período dedicado a orações e jejum, quando as pessoas costumam ficar mais tempo em casa e a TV atinge picos de audiência.

Importantes atores egípcios fazem a dublagem dos personagens. A cômica família de pele amarela continua a viver em Springfield, Bart ainda é um jovem rebelde que odeia seus professores, e Homer é o mesmo preguiçoso de sempre.

As semelhanças com os Simpsons que o Brasil conhece (exibido pelo canal pago Fox) param por aí. Para não arriscar ofender o público árabe, o programa – que se chama Al Shamshoon – teve algumas de suas principais características modificadas.

Bart agora é Badr, e Homer é Omar. O atrapalhado pai de família não freqüenta mais bares imundos – não existe mais o Bar do Moe –, a cerveja Duff foi trocada por refrigerantes e os donuts, por biscoitos árabes.

Ainda assim, é um grande passo para o conservador mundo árabe. Michael Costandi, diretor da emissora MBC, que exibe o programa, afirmou: ‘eu acho que Os Simpsons irão abrir novos horizontes para nós no futuro. Estamos inaugurando um novo gênero de programação no Oriente Médio’. Informações de Geneviève Roberts [The Independent, 20/10/05].