Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Para além da confrontação entre governos e empresas

Sob os auspícios da Plataforma Democrática, o sociólogo Bernardo Sorj produziu o documento “Medios de comunicación y democracia: más allá de la confrontación entre gobiernos y empresas”, no qual busca identificar os problemas que se colocam em torno da regulação da mídia em regimes democráticos a partir de contribuições de especialistas latino-americanos. Seu intuito é ultrapassar a oposição que domina o debate atual, ao recordar que as generalizações sobre a América Latina escondem situações nacionais muito diferentes.

Escreve Sorj:

“Nas sociedades modernas não existe democracia sem um jornalismo capaz de atuar livremente para denunciar os erros, abusos e excessos do poder público e das organizações privadas poderosas. Sem dúvida, um jornalismo totalmente livre e aberto à diversidade de opiniões é um ideal que nunca se concretiza totalmente. Mas é um ideal que deve guiar os esforços de regulação, denúncias sobre distorções existentes não podem ser um álibi para intervenções autoritárias.

“Desde a perspectiva de um compromisso com os valores democráticos, entre os quais se encontra a defesa da plena liberdade de expressão, o debate público sobre a regulação dos meios de comunicação é, portanto, legítimo e necessário. Mas para avançar este debate é fundamental que não seja dominado, como ocorre atualmente, pela polarização entre empresários e governos, que inviabiliza um diálogo que tenha como objetivo o bem público.”

A íntegra do documento, em espanhol, pode ser lida aqui.

***

[Bernardo Sorj é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e co-diretor do projeto Plataforma Democrática]