A história das Diretas tem que ser lembrada sempre para que a Globo não seja absolvida por esquecimento. As novíssimas gerações têm que ler este artigo [‘O último favor aos generais’], quando muito para não aceitar as versões que estão sendo montadas. O professor Gilson poderia continuar mostrando como a Globo continuou agindo depois. Da edição do debate entre Lula e Collor à reeleição de Fernando Henrique.
David Gonzaga Mattos, engenheiro, São Paulo
História real
O artigo [‘O último favor aos generais’] está muito bom. Além de didático, foi escrito – como diria Camões – ‘com engenho e arte’. Parabéns. E não deixe passar nada. É preciso sempre ficar registrando os fatos e contando a história real de cada um para que os manipuladores tenham algum receio de continuar mentindo. Escreva, escreva, escreva. O que o autor tem feito tem qualidade e, além de tudo, nenhum eruditismo arrogante.
Pery Cotta, jornalista e professor de Jornalismo, Rio de Janeiro
Farsa reconstituída
Linha por linha, o artigo do professor Gilson reconstitui com perfeição o que foi a farsa armada pela Globo há 20 anos. Dá saudade da esperança tão presente naqueles dias e raiva pela indignidade cometida pela Globo. Ao publicar textos desse quilate, o Observatório vem se destacando como imprescindível fonte de consulta sobre mídia e história recente do Brasil.
Mauro Avelar
O último favor aos generais – Gilson Caroni Filho
MÍDIA & MST
Artigo tão louvável, sobre assunto tão importante, merece ter maior destaque para o conhecimento de todos. Agradeço ao OI e ao jornalista por tão bom trabalho.
Marcos Pinto Basto, aposentado, São Vicente, SP
Simplesmente sensacional
O artigo do Floriano Filho é simplesmente sensacional.
Gilson Caroni Filho, professor, Rio de Janeiro